Como fazer um vídeo tutorial fantástico em 5 etapas

02 de fevereiro de 2021Andrew Miller

Ação fala mais alto que palavras. No entanto, quando a ação não pode ser realizada face a face, a exibição de vídeo torna-se a grande ferramenta. Quando você quiser criar um vídeo tutorial, o gravador de tela e o editor serão necessários. Certamente, se ferramentas como o Aiseesoft Screen Recorder podem combinar ambos, não poderia ser melhor.

Resumo

Qual é a maneira mais fácil de aprender a cozinhar?

Na verdade, alguém fornece instruções Passo a Passo perto de você.

Porém, é inviável encontrar o chef pelo mundo, quando se quer fazer a comida global.

Nesse ponto, o vídeo tutorial fica ao seu lado e você pode aprender e ensinar todas as coisas por meio do vídeo tutorial.

Este post conta o Passo a Passo para produzir o vídeo tutorial para o YouTube.

Continue lendo e você pode fazer um ótimo vídeo tutorial, mesmo se você for iniciante.

Passo 1. Brainstorm para encontrar ideias de tópicos de vídeo

Se você deseja fazer um vídeo tutorial sobre computador, desenho, documentário, bolo de fraldas, jogo, sushi ou fitness, culinária, Photoshop, cabelo, artesanato, arte, maquiagem etc., primeiro faça um plano.

Um bom começo é a metade do sucesso. Só você pega o que seu público está interessado, você pode deixá-los clicar no botão de inscrição e dar curtidas. Faça o que você conhece e crie um storyboard para delinear o que você planeja mostrar em seu vídeo.

Passo 2. Escreva um Script

Um roteiro é exatamente o que você vai falar e mostrar no vídeo tutorial. Parece fácil?

Na verdade, existem algumas dicas que você deve seguir no roteiro.

1. Escreva o roteiro com palavras exatamente como você usa em conversas diárias. Isso tornará seu roteiro natural.

2. Concentre-se nos primeiros 15 segundos. Os primeiros 15 segundos são extremamente importantes. Depois de fisgar alguém nos primeiros 15 segundos, você os fisgou para sempre.

3. Adicione interrupções de padrão. Adicione 1-2 interrupções padrão em seu vídeo tutorial para redefinir a atenção das pessoas.

4. Engajamento do usuário. Peça às pessoas para comentarem seu vídeo, adicione o sinal claro como se inscrever para chamar o público à ação.

5. A prática leva à perfeição. Pratique novamente para ler o roteiro em voz alta e descobrir que está tropeçando e certifique-se de que está natural.

Passo 3. Grave o vídeo tutorial com narração

Depois que os preparativos são bem feitos, vem para a ação. Se você quiser fazer um vídeo tutorial de jogo, desenho, computador, documentário, etc., basta gravar no seu computador. No entanto, se você quiser fazer um vídeo tutorial como cozinhar, bolo de fraldas, etc., precisará da câmera externa como o vlog.

Câmeras externas como vlog podem ser encontrados aqui, e nos concentramos na gravação do computador neste post.

Aqui, vamos levar Gravador de tela Aiseesoft, como exemplo para mostrar como gravar um vídeo tutorial.

Screen Recorder

Downloads

Gravador de tela Aiseesoft

  • Grave qualquer área da área de trabalho do computador, webcam, navegador, programa e muito mais.
  • Capture a tela com sua própria voz do microfone e som do sistema do computador.
  • Crie gravação picture-in-picture da câmera do computador.
  • Suporta edição em tempo real durante a gravação do vídeo tutorial.

1. Execute o gravador de tela

Baixe gratuitamente este software em seu computador, instale e execute-o imediatamente. Inicie a janela e selecione Gravador de vídeo.

Interface do gravador de tela

2. Faça as configurações de gravação

Aqui, você precisa fazer as configurações de gravação para capturar seu vídeo tutorial.

Selecione a janela de gravação

Se você deseja criar um vídeo tutorial do jogo, precisa selecionar a janela de jogo. Clique completo para gravar a tela inteira do computador, enquanto escolhe Personalizadas para selecionar a região fixa ou a região ou janela selecionada.

Selecione Área de gravação de áudio

Se você quiser gravar a janela do jogo em segundo plano, selecione Gravador avançado e encontre a opção suspensa, selecione Janela de bloqueio e registro, encontre o jogo que deseja capturar.

Janela de bloqueio avançado do gravador

Selecione a gravação de áudio

Depois disso, você deve selecionar o áudio de gravação alternando no botão Microfone e Sound System.

Configurações de gravação de áudio

Teclas de atalho de gravação, saída e muito mais

A última coisa que você deve fazer é fazer as configurações de gravação para teclas de atalho, mouse, configurações de saída, etc.

Clique na Configurações ícone acima da imagem do microfone e, em seguida, você irá para o Gravação guia por padrão. Aqui você pode alternar para as guias para personalizar as configurações do cursor do mouse, cliques do mouse, teclas de atalho, formatos de saída, taxa de quadros de até 60 fps, codec de vídeo, qualidade de vídeo, etc., etc.

Configurações de saída

Anote os: Se você deseja criar a gravação do jogo picture-in-picture, é necessário ativar Webcam.

3. Grave o vídeo tutorial

Enquanto seus elementos são bem feitos, basta clicar no botão REC botão neste software para começar a gravar o tutorial imediatamente.

O editor embutido também permite desenhar uma linha/forma, forma, adicionar seu texto, adicionar o texto explicativo, borrifar a cor, adicionar a seta, etc. Essas ferramentas são úteis quando você deseja destacar as etapas ou os detalhes. Para criar o vídeo tutorial simples, este gravador de tela é adequado como software de produção de vídeo. Você também pode usar o profissional Video Editor para uso posterior.

Gravar vídeo tutorial

4. Exportar gravação de vídeo tutorial

Depois de concluir a gravação do vídeo tutorial, basta clicar no botão Parar e você poderá visualizar a gravação do vídeo. Aqui, você também pode usar o recurso de clipe para cortar o vídeo.

Clique Salvar para salvar a gravação do vídeo tutorial em seu computador.

Salvar Gravação do Tutorial

Além do software de gravação de desktop, você também pode tentar o ferramenta gratuita de gravação de tela online ou os sites de criadores de vídeos on-line para concluir a gravação do vídeo.

Passo 4. Editar gravação de vídeo

Após a conclusão da gravação do vídeo, basta encontrar o arquivo de vídeo e obter um editor de vídeo para editá-lo ainda mais.

Existem vários editores de vídeo no Windows, Mac e telefone. Selecionar o melhor editor de vídeo depende do que você precisa.

Por exemplo, se você é iniciante e precisa recortar, colocar marca d'água, recortar, girar, filtrar, etc., Aiseesoft Video Converter Ultimate Será suficiente.

Se você precisa de efeitos de edição profissionais, Lightworks, Atalho, e mais podem estar na lista.

Além disso, você pode usar editor de vídeo online para adicionar a música de fundo e apará-la.

Passo 5. Publique o vídeo do tutorial on-line

A última etapa é postar seus vídeos tutoriais online. Aqui, pegue o YouTube como exemplo.

Acesse o YouTube, faça login na sua conta e clique no botão Create abotoe e encontre Envio vídeo na opção suspensa para carregar e postar seu vídeo tutorial no YouTube.

Carregar vídeo tutorial no Youtube

Aqui não é o fim. Não receberá mais cliques ou curtidas se você enviar apenas o vídeo. Mais dicas que você deve seguir ao preencher as informações do vídeo tutorial.

1. Inclua palavras-chave no título e na descrição do seu vídeo.

2. Não perca as tags de vídeo.

3. Faça sua miniatura se destacar dos outros resultados.

4. Carregue a legenda do seu vídeo de instruções.

Aqui, você fará um ótimo vídeo instrutivo sem nenhuma habilidade complicada.

Parte 6. Perguntas frequentes sobre criação de vídeo tutorial

1. Qual deve ser a duração de um vídeo tutorial?

Quase todos os especialistas acreditam firmemente que os vídeos de e-learning devem ser tão longos quanto necessário para atingir o objetivo de aprendizagem; no entanto, a pesquisa sugere que 6 minutos é a duração ideal para vídeos instrutivos. Após 6 minutos, o engajamento cai rapidamente.

2. Como faço um vídeo didático com uma câmera DSLR?

Se você deseja obter uma excelente experiência visual, pode substituir a webcam USB integrada por uma câmera DSLR. Basta conectá-lo via placa de captura e computador com gravador de palestras Programas. Em seguida, você pode capturar palestras em vídeo on-line, conforme mencionado acima.

3. Existem ferramentas para aprendizagem online?

Você pode usar o Evernote para fazer anotações de texto e voz em seu telefone. Todas as suas notas são sincronizadas com a nuvem. Assim, você pode acessar as notas diretamente por meio de sua conta do Evernote.

Conclusão

Fazer seu próprio vídeo de ensino não é difícil. O que você vai precisar é o criador de vídeo. Esta postagem mostra o guia detalhado em 5 etapas para gravar e editar seu vídeo tutorial. Quer você queira fazer o curso online ou o ensino de desenho, os 5 Passos são necessários.

Agora, chega a sua vez.

Você tem todas as habilidades para DIY seu vídeo tutorial?

Alguma dúvida que você encontrou ao criar o vídeo?

Você tem alguma sugestão de software de criação de vídeo?

Não hesite em deixar seus comentários abaixo.

O que você acha deste post?

Excelente

Classificação: 4.8 / 5 (baseado nos votos 73)Siga-nos no

Ícone do DisqusDeixe seu comentário e participe de nossa discussão
Screen Recorder caixa

O Aiseesoft Screen Recorder é o melhor software de gravação de tela para capturar qualquer atividade, como vídeos online, chamadas de webcam, jogos no Windows/Mac.

Voltar ao topo